Páginas

sábado, 20 de novembro de 2010

Uma visita às trincheiras da Veja - parte 2


Álcool em Lula, botox na Marisa


Por Carlos T. Moura


Então: eu poderia acrescentar que os dois escudeiros especiais dos esgotos“ vejeiros” têm prosas diferentes. Augusto é um editorialista formado na grande imprensa. Reinaldo é estilista – escreve com o manto da arrogância paulistana e tenta se expor com uma independência absoluta mas....o contracheque vem dos “civitas”.

Cultuam um moto contínuo. Só têm um assunto. Aprofundar-se em questões críticas lhes é impedido pela gestão da casa. Fiéis ao numerário, cumprem o riscado.

Reinaldo usa latim e grego, se for preciso, pra falar de um Lula de Garanhuns. Cita Catulo( no original!), poeta latino, como se jogasse para o ar uma capa dourada, rodopiando num salão pós-moderno da Paulicéia. Desperdício literário já que, pela média das escritas de seus súditos, gasta vela com defuntos ateus. A tropa desengonçada de comentaristas – que vocifera contra o “analfabetismo” de Lula – demonstra, com extrema nitidez que, se leram um livro na vida, deve ter sido de Paulo Coelho ou de José Mauro de Vasconcelos.

O que ponho aqui não é novidade. Luís Nassif já esquadrinhou com maestria o chiqueiro do Reinaldo. Como o processo eleitoral trouxe muito mais gente pra dentro dos blogs – inclusive eu – suponho que o registro seja importante para alguns. Até por acrescentar o outro empregado da família Abril, o funesto Augusto. Que assumiu o desespero público da derrota no programa “ Roda Viva”, daTV Cultura, bancado pelo governo de São Paulo.

As vítimas maiores da gana são Luís Inácio e dona Marisa Silva:

Ufa, faltam poucos dias, prá essa Coisa Ruim calar a boca, não guento mais enxergar essa figura etílica e sebenta na TV, todos os dias desses oito anos de mandato. Cala a boca Mollusco…!!!!!!”

“Do jeito que enche a cara, daqui a pouco nem ele mesmo se lembrará de quem foi Lula.”

“Deixa eu esclarecer uma coisinha: quando digo que deveríamos dividir o país, ou ao menos o Sul do restante de país, não estou declarando guerra a ninguém. Conheço quase que o país todo, tenho muitos amigos nordestinos, inclusive alguns que moram aqui em Curitiba. Só acho, e esta eleição deixou isso muito claro, que o Nordeste e o Sul têm visões diferentes de país. Eu quero separar o Sul, pelo bem do Sul e do Nordeste. A idéia é dividir para crescer.”

“Caro Augusto,

Algo me aflige no apagar dos holofotes da metalurgia de araque.

É o ghost que mantivemos, nababescamente, como 1ª dama nos últimos 8 anos. Terá recall para o seu botox? Conseguirá emitir algum som após tantos anos emudecida e plastificada, quiçá, mumificada? Deixará de sorrir por ausência de “nova versão”?

Dúvidas… dúvidas… dúvidas…”

“Caro Augusto, tomara a gente consiga descansar do palavrório desse analfabeta cachaceiro que envergonha o Brasil.”

“O Vampiro de Curitiba”, você levantou uma excelente discussão. Poderíamos pensar em dividir esse amontoado de estados que alguns chamam de país e sonha-se como Nação em vário países. Dois mapas (o vermelhinho e o azulzinho) ficariam bem mais fáceis de organizar. O que tem a ver um piauiense com um gaúcho ??"

"Olha, acho que está querendo muito de uma antiga baby sitter. Estando calada nao nos envergonha como seu marido. Que mande no maridao, nao estou nem aí. Para mim, nao me fez mal. O que me fez mal e uma profunda decepçao sao 56 milhoes de brasileiros que votarao no lula de batom, na impunidade, na covardia, na petralhice, isso sim me deixa sem saber o que é Brasil. Até o chico caiu a meu ver pelo apoio dado à essa candidatura. Entao, a Marisa é o de menos, nao serviu para nada em termos oficiais, porque nao sabe e sua sensibilidade deve ser outra estória, mas jà serviu à muita gente pessoalmente, imagino.”

“E pensar que já tivemos Ruth Cardoso…”

“Marisa Letícia que já era feia, após o botox ficou horrível, com a cara da martaxa, bem que o lula podia voltar para sua terrinha Garanhauns, nós paulistanos seremos obrigados a respirar o mesmo ar que essa gente.”

“No dia 31/12, vai haver alguém para checar a prataria?”

Que tal? Os comentários foram reproduzidos sem os nomes dos autores, porque quase todos são anônimos, prenomes ou pseudônimos acovardados. Esconder a cara é uma tática fascista. E canalha. Quem não conhece a Ku Klux Klan?

Seria trágico se não fosse ridículo. Os estereótipos estão presentes de ponta a ponta. Com Lula, a condenação a um “ cachaceiro” (não admitem sequer que ela beba uísque – é cachaça 51 mesmo!). Com Dona Marisa, o botox, o cartão corporativo, a cidadania italiana e o seu silêncio durante oito anos. Este foi o que mais os incomodou.

Cobram uma Marisa envolvida em obras sociais. Comparam-na a Rosane Collor. Elogiam a bela senhora Alckmin – personagem socialite dos porões das madrugadas de Amaury Junior. Botam Mônica Serra como exemplo, logo ela, que vai se eternizar no anonimato com o xale da hipocrisia entregando santinha de louça para os mineiros chilenos.

Mas a “ ídola” ´é Ruth Cardoso. A que, dizem as más línguas, se comparada com o marido, fazia dele um tostão furado. A antropóloga agnóstica respeitadíssima (inclusive por Lula) que, num momento de fraqueza, não resistiu a um véu negro e ajoelhou-se no Vaticano, ao lado do sociólogo, diante do Papa. Noblesse oblige, Deus a tenha.

Infelizmente, os comentadores não estão sozinhos. Representam uma significativa parcela da classe média brasileira que não admite a perda de qualquer pedacinho de seus “ direitos adquiridos”.

Surfando durante anos em privilégios – as melhores universidades públicas para seus filhos, os financiamentos imobiliários paternalistas da Caixa, os shopping centers exclusivos e estreitamente vigiados, os aeroportos assépticos em detrimento das rodoviárias infectas, as babás uniformizadas no Leblon e nas novelas da Globo, o direito de não recolher FGTS para os empregados domésticos, o melhor mobiliário urbano em suas ruas de prédios ilegalmente gradeados, os metrôs que primeiro foram construídos para servi-los, as estradas duplicadas e pavimentadas para levá-los às praias e às serras, o acesso ao crédito com juros subsidiados, o fechamento das ruas para conduzir os filhos às escolas particulares, a melhor limpeza pública do mundo em sua porta – viram-se não mais que de repente tendo que dividir a calçada com os esfarrapados.

Alegam que pagam muito por isso tudo. Mas são incapazes de declarar ao Imposto de Renda todos os esqueletos que escondem nos armários.

Portanto, os blogueiros bem pagos pelos imigrantes italianos da Abril são apenas reflexos na natureza humana nacional. Ninguém está aqui para defenestrá-los ou pendurá-los de cabeça pra baixo num poste.

É bom que eles existam. Do contrário, as dramaturgias não teriam os coadjuvantes patéticos que lhes dão alma.

Na próxima, veremos um inacreditável momento da pior imprensa suja brasileira, que a gente pensava que tinha sido enterrada nos anos cinquenta.

2 comentários:

  1. Carlos Moura - mais uma vez ESTUPENDO! Estou realmente encantado com o modo como você disseca as crias para achar dentro delas o DNA nefasto de seus criadores... Esses infelizes que postam comentários ainda mais infelizes e que não têm a coragem de aporem os seus verdadeiros nomes são as crias desses blogueiros podres a que VEJA, GLOBO, ESTADÃO, FOLHA DE SÃO PAULO albergam... é o DITO DA DURA(da oligarquia midiática brasileira) PELO NÃO ESCRITO(as laudas livres) - ou é ASSIM! - ou RÁ RÉ RI RÓ - RUA!!! TAL É A LEI DE SEUS PROXENETAS. E como aqueles não querem perder seus contracheques vão seguindo a procisão destes - dos desesperados - entoando a cantilena das vestais de hímen corrompido... Ainda bem que - se por um lado a Internet tá produzindo em série tais vírus - por outro temos tido o antídoto em Blogs como este que vc escreve... e como tem crescido a produção desse tipo de ANTÍDOTO!!!

    ResponderExcluir
  2. Moura, não é coincidência o anonimato de quem escreve esse tipo de comentário. O que já é um bom sinal. Quando existe um mínimo de constrangimento pra se defender certo ponto de vista em público, é de certa forma sintomático.

    ResponderExcluir