Páginas

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Carta de despedida ao Globo (por Carlos Moura)

Segue a carta de despedida que o Moura mandou para o jornal "O Globo", precedido de email enviado a parentes e amigos.

Flávio

-------------------------------------------------------------------------------------



Sugiro aos amigos assinantes do globo, da veja, do estadão e da folha que façam o mesmo.

Custei muito a tomar esta decisão, mas cheguei à conclusão de que não havia outra saída.

Vou cuidar da minha vida e ajudar a Dilma - no que eu puder - a acabar com os mais de 20 milhôes de brasileiros ainda na linha da pobreza.

Ainda hei de ver um Brasil como vejo os países da Europa: sem porteiros de prédio e sem empregadas domésticas.

Abraços,

Moura



----- Mensagem encaminhada ----
De: Carlos Moura
Para: cartas@oglobo.com.br
Enviadas: Terça-feira, 2 de Novembro de 2010 14:20:46
Assunto: Minha despedida ao Globo



Além Paraíba (MG), 2 de novembro de 2010



Carta de despedida ao Globo



Ilmo. Sr. Rodolfo Fernandes

Diretor de Redação e Editor Responsável de O Globo

Rio de Janeiro-RJ



Prezado Senhor,



Seu jornal, do qual sou assinante há anos, exibiu em sua edição de hoje a pá de cal que lhe faltava. Suponho que eu não seja o único a pensar assim.



A publicação de um artigo de um obscuro economista na página sete - cujo nome merece ser omitido, para poupar seus filhos, netos e demais parentes da vergonha pública - usando o dia de Finados como dia de luto político e acusando os mais de cinquenta e cinco milhões de brasileiros que votaram em Dilma de “ assassinos da Ética” ( o grifo é meu), simboliza o que o jornal se transformou: num caderno de misérias e de rancores.



Não digo que deveriam tê-lo censurado. Uso-o como emblema.



Cancelo aqui minha assinatura.



Resisti muito. É no Globo que leio Luís Fernando Veríssimo. É no Globo que acompanho a vida cultural do Rio, cidade que os mineiros amam, com recíproca escancarada. No Globo vivi manhãs de ruínas e de triunfos.



Agora não dá mais.



Resisti aos conselhos dos que já haviam renunciado às suas páginas. Resisti pelo dever de ouvir opiniões

contrárias, não sendo eu o dono das verdades. Correções às minhas visões de mundo valem quando vestidas pela honestidade e pela decência. No Globo não acredito mais.



A compilação de suas manchetes ao longo dos dois últimos meses é uma antologia abjeta de manipulações e de desavergonhada preferência eleitoral. Despidas da coragem em assumir sua escolha eleitoral. Foram editoriais em si contra o governo, contra a candidata do governo, contra os que votam no governo, numa tipologia garrafal tomada por depreciações à inteligência alheia.



Os blocos de articulistas – os habituais e os esporádicos – formaram uma orquestra de ira, de inveja, de soberba. Com raríssimas exceções. Sinônimos de pecados capitais espalharam-se pelas páginas com uma desfaçatez avassaladora. Um dos colunistas, no auge de patético desespero, chegou à véspera do pleito a esparramar análises que poderiam ainda “salvar” seu candidato. Na contramão ridícula de um resultado desfavorável que já lhe batera à porta.



Todos se deram a uma importância exagerada, quando ela é nitidamente relativa. Alguns se fantasiaram com o direito de escrever a História a seu modo, tentando varrer Lula da sala para o quintal dos esquecidos.



Minha desilusão consolidou-se ao ver o impudente desrespeito aos leitores. Escrevi-lhe com frequência apontando erros propositadamente grosseiros. Não mandei insultos, embora às vezes não tenha resistido à ironia e ao cinismo. Só duas de minhas anotações foram publicadas, mas com cortes desleais quando eu criticava a redação.



Sei que não tenho importância para merecer atenções especiais embora duvide da inexistência de mais leitores iguais a mim. O Globo não sabe ouvir as vozes dos que não cantam as ladainhas de seu coral . São poucas, mas podem se multiplicar.



Escrevi também, diretamente, para Merval Pereira, Míriam Leitão, Arnaldo Jabor, Ricardo Noblat e até para o Ancelmo Gois. E para um sociólogo de sobrenome italiano, que ocupou a página editorial quando o desespero já era escandaloso. Tentando enlamear mais ainda, num nítido esgar de “ fim de feira”, as figuras de Lula e de sua candidata. Uma agonia confrangedora, povoada por clichês, por linguagem de botequim e por erudições de segunda mão.



Tenho ainda mais quatro importantes motivos:

1 - seria uma traição à minha consciência continuar pagando para assistir a um contorcionismo diário de ódio e de manipulação de fatos;

2 – a rapidez e a multifacetação da internet, onde posso encontrar as informações confiáveis, está livre em minha casa, e é de graça;

3 – não sujarei mais minhas mãos com a tinta negra de jornais;

4 – eu estou salvando árvores, teremos menos papéis ordinários poluindo o mundo.



Deixo claro que sou absolutamente favorável à liberdade de opinião. Não gostaria que O Globo deixasse de existir. Mas liberdade pressupõe também responsabilidade. Inclusive a penal. Liberdade pressupõe o democrático direito de resposta. E não existe liberdade sem a autocrítica.



É com esta liberdade que enviarei esta carta para outros, por meio da internet. Que eles reflitam, concordem ou corrijam se eu estiver errado.



Com esta liberdade aceitarei a sugestão da presidente eleita: vou usar o controle remoto e trocar de canal.



Cordialmente,



Carlos Torres Moura

Aposentado, 62 anos

Além Paraíba-MG

2 comentários:

  1. Repercussão no blog "Escrivinhador" de Rodrigo Vianna.

    http://www.rodrigovianna.com.br/radar-da-midia/carlos-moura-pergunta-pra-que-assinar-o-globo-um-jornal-que-desqualifica-os-eleitores.html

    ResponderExcluir
  2. Caro Moura,

    Depois de frequentes visitas ao seu blog, apesar de não haver muito tempo, permita-me a intimidade para chamá-lo Moura, sem maiores formalidades.
    Quanto a sua carta de despedida ao Globo, recordei dolorosa situação quando cancelei anos atrás minhas assinaturas da Folha e do Correio Braziliense aqui em Brasília. Os motivos eram identicos aos seus. Mas sem a maestria e sagacidade do seu estilo, insuperável.
    Cabe a nós, parabenizá-lo, pela coerência. Perdem o Globo e a mídia, empobrecidos pela falta de leitores do seu quilate. Mas "a fila anda" e neste caso, a internet surge inexorável em substituição ao monopólio da informação, conduzido apenas por algumas poucas famílias. Esperamos apenas que você continue atento e sempre que provocado além do limite, produza esses excelentes textos em respostas às provocações do Globo.

    ResponderExcluir