Páginas

domingo, 28 de novembro de 2010

A guerra no Rio, sob a ótica de Jards


Perguntei ao meu amigo Jards Santos – policial civil em Niterói – suas impressões sobre o que está acontecendo no Rio. Foi no sábado de manhã, 27 de novembro. Como sei que Jards é ético e tem uma visão de mundo acurada, voltada para o humano, boto fé no que ele diz. E assino junto. (Carlos T. Moura)

Estou otimista com os fatos. A tomada da Vila Cruzeiro é uma vitória e tanto. Mostrou quem p(h)ode mais.

Diziam que a polícia não entraria ali e no Complexo do Alemão e estão vendo algo diferente.

Os bandidos vão continuar queimando uns carros mas estão com muito medo em outras áreas.

Sei que na favela Nova Holanda os bandidos já estão gritando para os moradores: "Tão gostando, né! É isso que vocês querem." Na Rocinha, tem galões de gasolina espalhados por todos os lados e os bandidos demonstram aos moradores que estão com medo de invasão.

Infelizmente não temos efetivo para entrar em todos os lugares ao mesmo tempo.

Alguns colegas que estavam trabalhando no dia da invasão da Vila Cruzeiro, estavam percebendo um tratamento diferente por parte do comércio em geral. Os comerciantes ofereciam comida e bebida.

O que estragou um pouco a operação na Vila Cruzeiro foram os helicópteros das tvs. Ontem a área de restrição do espaço aéreo foi ampliada.

A polícia negou mas a verdade é que alguns policiais estavam na mata esperando que alguns bandidos pudessem fugir por ali. Só não esperavam aquela quantidade pois achavam que muitos ficariam para confrontar e tentar salvar o "patrimônio". Quando começaram o abate, receberam ordem para parar. Ia ser uma gritaria de OAB, Direitos Humanos e outros. Agiram certo. Preservaram a imagem da polícia. Deixaram atravessar para o Complexo e a população do Rio de Janeiro, que não mora lá e que não trabalha na polícia, viu uma coisa que nunca imaginou. Aquela imagem deu ao problema da violência uma dimensão diferente.

Ontem recuperaram muitas motos, alguns carros, muita carga roubada, droga e algumas armas.

Acho que se a polícia retomar aquela parte da cidade vai melhorar muito. Os imóveis vão dar uma valorizada, o povo daquela região vai ter menos medo, algumas empresas vão poder reabrir as portas. Vai melhorar."


Jards Santos

Um comentário:

  1. Moura e Jards (se tiver acesso a este blog). Permitam-me discordar de algumas partes do texto.

    Primeiro sobre a expressão "invasão", referente a entrada da polícia na Vila Cruzeiro, e que é usada em todas as operações do tipo. Talvez por a favela ser um território negligenciado pelo poder público, em todas as suas esferas, por tanto tempo, tenha ficado para nós a imagem de que aquele local não é espaço público. Que é uma terra sem lei e que entrar ali, se configura uma invasão. Pelo contrário, ali moram pessoas, cidadãos, e por ser parte da cidade, tem que ter acesso a serviços públicos como água encanada, esgoto, iluminação, escola, posto de saúde e policiamento. As Unidades de Polícia Pacificadora (U.P.P.´s) são dignas de aplauso porque recuperam para o Estado, áreas dominadas por um controle privado de regras próprias. Mas não são outra coisa que policiamento sendo feito onde antes não se fazia isto. Ou se fazia sempre com a lógica da "invasão".

    Outro ponto que acho importante comentar, é sobre as câmeras da tv terem estragado a operação porque o "abate" não pôde ser completado. E que a gritaria da OAB/Direitos Humanos precisa ser evitada pra preservar a imagem da polícia. Acredito que a imagem da instituição será sempre positiva toda vez que se cumprir sua misssão constitucional de garantia de liberdade. De promotora de direitos e de democracia. A força a ser utilizada deve ser proporcional à necessidade sendo a letal somente em último caso. Não sei se no momento era necessário este extremo, mas se fosse, não teria nenhum problema de ter alguém transmitindo as imagens. O Estado tem o monopólio da força e pode usá-lo quando necessário, mas não numa lógica de guerra onde o inimigo está ali pra morer.

    No mais, torço pra que as U.P.P´s, que já estão em 13 áreas, antes fora do alcance do poder estatal, possam ser expandidas pra as áreas controladas por milícias e que as mais de 1000 favelas e seus moradores possam à partir da pacificação, conhecer outras políticas públicas, de forma permanente, além de situações limite.

    ResponderExcluir