Páginas

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Moura x O Globo: Habemus Papa! (em 29 out)

Sr. Editor,

Confesso que não consegui entender a manchete de O Globo hoje estampada na primeira página. O que significa "´pressão de bispos dá certo"? Dá certo para quem? Para a campanha de José Serra ou de Dilma?
Também estranhei que a menção de que o Papa estaria interferindo na eleição brasileira não fosse acompanhada de, pelo menos, um questionamento editorial. Considerando-se que o Estado brasileiro é laico, é estranho que um chefe de outro Estado - o Vaticano - possa vir a interferir, por ser o líder católico mundial, numa eleição daqui.
Se isso fosse verdade - e felizmente não é - teríamos que considerar também como válidas as interferências da Igreja Universal, da Assembléia de Deus, da Igreja Batista e demais segmentos evangélicos do país.
Que religião adotaríamos como a oficial? . Propor também o ensino religioso nas escolas públicas de um estado laico é um disparate e um desrespeito à nossa constituição.
Na reportagem interna da página três O Globo informa claramente que Bento XVI disse que o episcopado "tem o grave dever de emitir juízo moral, mesmo em matérias políticas". Sem mencionar diretamente a eleição brasileira.
Se o Vaticano quisesse de fato interferir em nossa eleição - como alardeia a manchete - teria que franquear também ao Estado brasileiro o direito de botar uma lenha na fogueira que solta a fumaça nas eleições papais.

Carlos Torres Moura

Um comentário:

  1. As palavras do Ratzinger já foram devidamente repudiadas por Leonardo Boff, Frei Beto e Carlos Moura. Fim de papo!

    ResponderExcluir