Páginas

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Moura x Merval - O histórico e o histérico em 26 out

Prezado Merval,
Parabéns pela segunda edição de seu livro "O Lulismo no poder", cfe. você mencionou com toda modéstia na coluna de hoje*.
Pensei em comprá-lo - pois sou seu leitor de carteirinha. Por ser caro e muito grosso (no sentido de volume), resolvi ler as resenhas antes. Pensei que fosse pesquisa histórica mas descobri que é um arrazoado histérico. Ou seja: compilação de suas colunas ao longo dos anos. Pra mim, um dejà-vu.
Li que faz uma homenagem, no título, ao monumental Castelinho e seu "Os militares no poder". Quanta saudade dele e também do Marcito, que ocupava seu espaço com os geniais " sábados azuis". Jornalista político que sabe escrever é uma raça em extinção. Ou melhor, já extinta.
Nas resenhas dos sites leio que você faz um " registro da história em tempo real". Não é possível. Não se pode fazer registro histórico com um olho só. História não é para amadores.
O historiador sério pode encarar os fatos sob várias perspectivas, como a marxista do Hobsbawn. Mas não deturpá-los. Se você ler " Bandidos"" vai ver como ele " socializa" Lampião, sem mexer uma vírgula nos fatos.
Portanto, menos um freguês. Não vou fazer falta, of course. Como ler um livro de alguém que trata os acontecimentos à sua maneira e já sai narrando com o furor apaixonado em desqualificar seus retratados?
Em tempo, e ainda sobre a coluna de hoje:
- " a maior passeata da campanha de Serra" foi aquela de domingo, no Rio? Se passeata ganhasse eleição ele estaria lascado, pois a foto aérea que vi no site do Globo me mostrava a curva da Atlântica tomada por um bloco de carnaval quatro vezes menor que o da Miguel Lemos.
- atitude " republicana" do FHC na passagem do bastão para Lula? Sim, é claro, o sociólogo é um fidalgo. Mas a cara dele mostrava também muita alegria pela derrota da "mala" que ele carregou na campanha, você sabe quem, ele está aí de novo.

*Seu colega de jornal, de som e de fúria, o Jabor, também dá um show de modéstia hoje, ao promover o lançamento do próprio filme. Jornalismo no Brasil é isso.

Saudações do
Carlos T. Moura
Além Paraíba-MG

2 comentários:

  1. Ha,ha,ha, fala a verdade Moura, você lê o Globo só para poder acabar com o Merval! :-) Abraço

    ResponderExcluir
  2. Passa o email do Merval pra gente perguntar a ele o por que de não responder mais a seus emails.

    ResponderExcluir