Páginas

sábado, 8 de janeiro de 2011

O pícaro e a búlgara

















Por Carlos Torres Moura

Lula mal acabou de sair e já aprontou mais umas diabruras. Tomou o avião oficial e foi pescar e banhar-se num paraíso paulista por conta de uma unidade militar (vejam que despautério!).

E puxou consigo a imprensa(?) tupiniquim.

Para lá partiram as mírians, os noblats, as catanhedes, os mervais, os azevedos, os nunes, os mainardis, as hipólitas, todos a serviço de seus patrões patriotas. Um cardume que só não se afogou na rotineira enchente paulista porque peixe não afoga. Ainda mais quando salvo por bicos tucanos.

Achando que a isca era pequena, Lula enfiou no anzol dois passaportes diplomáticos para seus filhos, com direito a viagens ao Paraguai e à Argentina. E os escamados morderam-na.

Peixes que se dizem sábios, atletas da palavra nos blogs e nas colunas, abandonaram o atol preservado pela impunidade em que vivem. Morrendo de medo que moluscos venham a habitar seu habitat, correram atrás de um e perderam o cenário e a semana.

Dilma pintou e bordou na calada planaltina. Papeou com chefes de estado, fez mudanças no câmbio, chamou a ministrada para um PAC(to) contra a miséria. Reinou sossegada e absoluta para o país que a elegeu e, no sétimo dia, foi descansar.

Onde será a próxima piracema? Personagem suassuniano capaz de se camaleonar em mil cores e se multiplicar em estripulias, Lula pode sair a qualquer hora do mar e aparecer num rio africano. Ou amanhecer num lago da Ásia.

Não vai ser mole acompanhá-lo com nikons, iPads e passagens de avião rumo ao imprevisível. Custa caro. Os civitas se perderão nas civilizações, os mesquitas nos templos árabes, os frias nas geleiras e os marinhos nos oceanos.

E todos eles juntos poderão se afogar num açude nordestino.

Se Lula conseguir manter essa esperteza pícara, a búlgara vai governar sem atropelos.*

*Numa modesta homenagem semântica a Campos de Carvalho e ao seu genial “O púcaro búlgaro”.





Um comentário:

  1. Será que "o cara" é "ninja" assim hehehehe?

    E disseram que o PMDB, que trocou sua área de influência dos Ministérios da Saúde e das Comunicações, para Turismo e Assusntos Estratégios, está mandando no governo...

    ResponderExcluir