Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2011

Comentando o "Sempre Pode Piorar" de Merval Pereira



 Abaixo, email que acabo de enviar para o colunista Merval Pererira do jornal O Globo.


PS: Moura, desculpe a invasão...





De:Flávio Sereno Cardoso
Enviada: quinta-feira, 3 de março de 2011 13:52:46
Para: merval@oglobo.com.br



  Prezado Merval;

 Pensei em escrever pra você discordando de alguns pontos de sua coluna de hoje.

 Primeiro no que diz respeito a considerar a hipótese de que o voto em Tiririca foi uma forma de protesto. Na minha avaliação, este voto é como os que vão para vários outros personagens da arte e do esporte brasileiro, é uma simples tradução do descaso com que parte expressiva dos brasileiros trata a política. Digo parte expressiva pois, não vou "chutar" que é a maioria.

 
O segundo motivo que me fez ter a ideia de escrever pra você, foi um "se" meio perdido no meio de seu artigo:

 "Também a desculpa esfarrapada de que os deputados envolvidos em processos não foram condenados, e portanto não podem ser punidos antes que a Justiça se decida, não convence, pois, se é verdade que não devem ser punidos, não precisam também ser homenageados nem promovidos"

 Se é verdade Merval? Se??? Em tempo, também acho que as escolhas pra estas comissões deveriam ser mais criteriosas, pelo mesmo motivo simbólico que você cita mais a frente. A imagem que nossa sociedade tem do parlamento já não é boa, estas atitudes assim como a própria generalização "os políticos" que você também usa em seu artigo de hoje, contribuem com essa visão.

 Vamos a terceira razão que me levou à enviar este email. O parágrafo em que você atribui aos 8 anos do governo Lula, como o período em que o brasileiro  "... passa a considerar a esperteza como atributo importante pra vencer na vida.". Engraçado Merval, tivemos no período em questão, duas Copas do Mundo. Em 2006 e em 2010, não me lembro do meio de campo da seleção contar com Gérsom. O "Canhota de Ouro" jogou (e bem) foi em 1970. A lei que leva seu nome não foi aprovada pela legislatura passada do Congresso Nacional e muito menos sancionada por Lula.

 Há ainda um quarto motivo Merval. Você reclama do PSDB por este partido não ter se colocado como "...contraponto à política petista." no que diz respeito à reação ás denúncias da atuação de Marcos Valério durante o governo Azeredo em MG. Parabéns pela crítica, mas o motivo é por falta de transparência ou porque não contrapôs o PT? Achei estranho o que motivou sua crítica Merval. Principalmente porque você parece outra vez antecipar o julgamento quando diz que este episódio não foi o "embrião do mensalão". Então no caso do João Paulo Cunha já existe um culpado e no de Azeredo um inocente?

 Bom, eu pensei mesmo em escrever por tudo isso, mas confesso que quase desisti quando vi você chamar Emir Sader de sociólogo boquirroto*. Plagiando seu título de hoje, realmente sempre pode piorar, até mesmo a sua coluna.

Att;

 Flávio Sereno Cardoso, 33 - Juiz de Fora/MG



* Segundo o dicionário Priberam da língua portuguesa

boquirroto (ô)
(boqui- + roto)

adj. s. m.
adj. s. m.
1. Que ou quem não cala o que sabe. = indiscreto
2. Que ou quem fala muito. = falador, tagarela

 Portanto se foi no sentido de tagarela, considero um elogio. E que o Professor continue a tagarelar por um longo tempo...

5 comentários:

  1. RSRSRS TÕ QUASE COM PENA DO MERVAL...
    PRONTO, PASSOU.

    ResponderExcluir
  2. Um reparo, Flávio, não é "até mesmo a coluna do Merval que pode piorar". O adequado ao jornalixo praticado pelo sabujo donos do jornal para quem ele vende sua força de trabalho, é dizer: "realmente sempre pode piorar, SOBRETUDO sua coluna". Um abraço, viva o Professor Emir, cujas aulas são imprescindíveis. Já os mervais se compram aos montes por aí.

    ResponderExcluir
  3. Em se tratando d Merval e do jornaleco para o qual ele escreve, certamente pode piorar.
    Parabéns, mais uma vez, pela paciência em ler este lixo e, ainda, por registrar tão bem sua indignação.

    ResponderExcluir
  4. o nome foi registrado erradamente o nome certo
    seria merdal e não merval.
    ete cara é um merda

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Flávio, é mais um pra perturbar o babaca.
    Seus argumentos são ótimos, você o encurralou direitinho. Quero só ver se ele vai responder, e responder com educação.
    Estes jornalistas a serviço do PIG, não estão acostumados com criticas e contestações a suas ideias, só esperam receber aplausos. A atitude de escrever discordando não deixa de ser também um exercício de cidadania, ou de direito do consumidor. Não gostou rebate. Acho que se insere como parte daquele "precisamos de mais consumidores chatos", inclusive consumidores de jornais e revistas. Então, sua afinidade com a mãe e tias é maior do que você pensa.
    Bjs.
    mãe

    ResponderExcluir