Páginas

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Pitacos do Mourinha*


Por Carlos T. Moura

Mirem-se no exemplo dos egípcios

Blog de Augusto Nunes (na Veja e no Noblat)

“Mas a rebelião popular no Egito também ensinou que é possível fazer pela internet o que os políticos e os partidos não podem ou não querem fazer.”

O Augusto Nunes desta vez acertou. Não subestimemos a força e a resistência da internet, como no Egito. Se não fossem os blogs "sujos" espalhados pelo Brasil, jornalistas como ele - e os órgãos a quem pertencem - teriam imposto uma verdade única durante as últimas eleições presidenciais. E até hoje o país estaria acreditando naquele objeto voador não identificado na cabeça do Serra, que o celular da Folha " filmou" para o JN.

*********

Merval Pereira comenta foto oficial colorida da Dilma e diz que João Santana (o marketeiro) quer torná-la “ rainha” e aproveita pra palpitar em economia.

O país do Merval é uma ficção, das que ele cria diariamente para destilar seu fel com relação a tudo que for de Lula, PT, Dilma ou quem mais que não agrade à linha de seu jornal. Haja vista essa bobagem de retrato colorido de " rainha" (logo Dilma, o que prova que ele desconhece a biografia dela!), pretexto para no final pintar um retrato em preto e branco do Brasil, à sua maneira. Qualquer economia sofre solavancos - vide crises recentes com EUA, Japão, Alemanha etc. Daí a necessidade de ajustes. Se tudo fosse um mar de rosas, não precisaríamos de governos (leiam também o que escreveu no blog o Gabriel Marques - só falta o Garcia - lá da Alemanha):

Nome: Gabriel Marques - 15/2/2011 - 15:18

"Com seu colorido infantil e estereotipadamente tropical, objeto de desejo de novos-ricos em geral."
hahaha, ri muito. Se o autor (Sr. Pereira) ler este comentário (eu gostaria), pense no seguinte:
Só essa frase já antecipa um artigo desconsiderável, de segunda! Ao escrever sobre algo, você tem de ter SERIEDADE! EMBASAMENTO! O artigo é cheio de AR! Você tentou chegar ao nada, vindo do nada. Espero que não muitos se deixem formar a opinião por isso.

PS: leia algum dia jornais da Alemanha (moro aqui). tente aprender."

E eu botei mais lenha:

Ao Gabriel:

Mas quem são nossos limitados cronistas para aprender com jornais alemães, franceses, ingleses.?

Nem é mesmo uma questão de língua. É pura incompetência, pura parcialidade. Já foi o tempo em que tínhamos um Castelinho, um Márcio Moreira Alves.

Um Merval Pereira vai ter que comer muita poeira pra chegar na rabeira de um cronista alemão.


*****************

Promotoria investiga secretário do PT. Você liga? (do blog do Noblat)

Eu ligo sim, quero saber de tudo apurado. Mas como gosto de jornalismo honesto, queria que o jornal também ouvisse o acusado e lhe desse o mesmo espaço para se defender, se for o caso. Não vi, no texto publicado, qualquer menção a isso. É assim que age a imprensa civilizada, para evitar que leitores condenem as pessoas com base só em denúncias e investigações e não em julgamentos.


*****************


Dilma pode aumentar impostos em 2012

Para economistas, elevar a carga tributária é a única saída para fechar as contas

Raquel Landim, O Estado de S. Paulo

Estilo da riquíssima imprensa brasileira: com base numa imagem catastrofista, um jornal insinua que Dilma "pode" aumentar impostos em 2012 e induz seus leitores a acreditar nisso. Ou seja: após o diagnóstico de dois economistas, ficamos combinados que a CPMF poderá voltar e que medidas tais e tais serão tomadas.
A quem decide - Dilma e seus ministros - nada foi perguntado.
Isso é o que podemos chamar de imprensa minimalista, ou seja, do mínimo para se chegar ao nada.

* Os pitacos foram inseridos nos comentários dos blogs citados.

Um comentário:

  1. Me admira o Noblat ficar reproduzindo "Mervalices" e "Augustices" por aí. As pessoas já se preservaram mais...

    Sugiro que envie a ele o link do blog do Augusto Nunes e peça a sua (dele)opinião de como o "blogueiro" se dirige aos leitores que comentam por lá.

    ResponderExcluir